terça-feira, 27 de novembro de 2012

Marketing Esportivo no Futebol

Sabe-se muito bem que o marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação, sabendo disto, gostaria de chamar a sua atenção para uma questão muito curiosa no nosso futebol. Observamos claramente que o futebol brasileiro investe muito pouco em marketing esportivo, e outra questão muito interessante, é a maneira como os clubes nacionais são tão amadores para fazer este investimento e a divulgação de suas respectivas marcas. É impressionante como não aproveitam as oportunidades de exploração comercial de suas marcas no esporte. Basta olharmos para o futebol Europeu que visualizamos perfeitamente como é feito este investimento. Um grande exemplo disto é o Barcelona, que além das diversas ações de marketing,   o time espanhol foi um dos primeiros a reconhecer a importância das novas mídias como forma de fortalecer a conexão com os torcedores, principalmente aqueles que estão fora da Espanha.

O departamento de marketing do Barcelona estima que tem cerca de 350 milhões de fãs pelo mundo, sendo 145 milhões na Ásia, onde a torcida não para de crescer, e 77 milhões nos EUA. Isto é fruto do belíssimo trabalho de marketing que vem sendo feito no clube.

Mediante a esta belíssima postura do Barcelona, e este vergonhoso investimento que os clubes brasileiros fazem, observo que apenas os clubes paulistas concentram maiores esforços em marketing esportivo. Gostaria que vocês me ajudassem a entender como os clubes brasileiros são tão incapazes de criar efetivas ações de marketing, para aproximar ainda mais a sua torcida e melhorar o seu faturamento.
 
Rubem João V. Neto,
Propagandista Sênior da industria farmacêutica, atuo há 12 anos na profissão,
e estudante de marketing da UCB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário