Sabe-se muito bem que o marketing é uma poderosa
ferramenta de comunicação, sabendo disto, gostaria de chamar a sua atenção para
uma questão muito curiosa no nosso futebol. Observamos claramente que o futebol
brasileiro investe muito pouco em marketing esportivo, e outra questão muito
interessante, é a maneira como os clubes nacionais são tão amadores para fazer
este investimento e a divulgação de suas respectivas marcas. É impressionante como
não aproveitam as oportunidades de exploração comercial de suas marcas no
esporte. Basta olharmos para o futebol Europeu que visualizamos perfeitamente
como é feito este investimento. Um grande exemplo disto é o Barcelona, que além das diversas ações de marketing, o time espanhol foi um dos primeiros a reconhecer a
importância das novas mídias como forma de fortalecer a conexão com os
torcedores, principalmente aqueles que estão fora da Espanha.
O
departamento de marketing do Barcelona estima que tem cerca de 350 milhões de
fãs pelo mundo, sendo 145 milhões na Ásia, onde a torcida não para de crescer,
e 77 milhões nos EUA. Isto é fruto do belíssimo trabalho de marketing que vem
sendo feito no clube.
Mediante a
esta belíssima postura do Barcelona, e este vergonhoso investimento que os
clubes brasileiros fazem, observo que apenas os clubes paulistas concentram
maiores esforços em marketing esportivo. Gostaria que vocês me ajudassem a entender
como os clubes brasileiros são tão incapazes de criar efetivas ações de
marketing, para aproximar ainda mais a sua torcida e melhorar o seu
faturamento.
Rubem João V. Neto,
Propagandista Sênior da industria farmacêutica, atuo há 12 anos na profissão,
e estudante de marketing da UCB.
Propagandista Sênior da industria farmacêutica, atuo há 12 anos na profissão,
e estudante de marketing da UCB.
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