Cresce mercado de skate no Brasil e empresas investem neste segmento
O setor fatura em torno de R$ 300 milhões por ano. O país tem a segunda
maior indústria mundial: só fica atrás dos Estados Unidos.
Cresce o mercado do skate no Brasil
e diversas empresas investem neste segmento. No Brasil as pequenas empresas se dedicam à produção de
peças, vestuário e acessórios para as radicais manobras dos skatistas. Já as
grandes empresas investem pesado em marketing esportivo. Um grande exemplo
disto é a empresa Arcor do Brasil, que investiu 500 mil em sua marca de
biscoito BreakUp para se aproximar do
seu público-alvo. A marca foi uma das principais patrocinadoras da 4ª edição do
Megarampa (competição mais importante do skate mundial) , que foi realizado em agosto de 2012 no Rio de Janeiro.
A marca BeakUp está
ligada diretamente ao universo dos esportes, aventura, diversão e badalação,
tendo como público-alvo jovens e adultos. A participação no Megarampa e também
a parceria com o Bob Burnquist(skatista)
foi mais uma das apostas para renovar e ativar a marca no mercado. Para o
Gerente de Marketing de Biscoitos da Arcor do Brasil, Eduardo Rizzo, a parceria
com o Bob Burnquist é uma das estratégias para aproximar o consumidor da
marca. "Intensificamos a presença de BreakUP em um dos principais eventos
de skate do país justamente para conhecer mais nosso target e seus anseios de
consumo. A marca é viva e dinâmica e está em constante inovação," explica
o executivo. Além da Fan Page no Facebook. Foram realizadas ações no twitter,
conteúdo para ação de viral no youtube, vinheta em rádio convidando as pessoas
para o evento e chamadas para o concurso cultural "Manobra Casca",
que permitiria o ganhador ir até o evento na cidade maravilhosa com todas as
despesas pagas (passagem aérea, alimentação, hospedagem, transporte local e
direito a levar acompanhante), além de ter a oportunidade de conhecer
pessoalmente Bob Burnquist.
A edição de 2011 do Megarampa credenciou cerca de 350 jornalistas de vários estados e teve transmissão ao
vivo pela internet, pelo canal a cabo SporTV e TV Globo, no domingo, no Esporte
Espetacular. Com investimento total de R$ 6,5 milhões, o patrocínio principal foi
da Nestlé. Outros patrocinadores foram Redecard, Club Social, Hawaiian Dreams
(HD), Prefeitura Municipal de São Paulo, 3M, Minds - English School e Chiclets
Evolution. O apoio foi da Yamaha. Em 2008, ano de estreia da competição no
Brasil, mais de 16 mil pessoas foram ao delírio com as apresentações. Este
número subiu em 2009, quando 17 mil pessoas compareceram ao Sambódromo do
Anhembi, em São Paulo, e em 2010 não foi diferente. A receptividade popular ao
evento é tão forte que a distribuição gratuita dos 17 mil ingressos pela
internet para a edição 2010, se esgotou em apenas 19 horas.
marcinho
ResponderExcluirpode crer, tava lá no dia tinha várias paradas de patrocínio lá, ate fiz um trabalho pra minha facul sobre isso também.
me amarro nos bagulhos que divulgam skate
ResponderExcluir" Muito Show o Blog ... Vou Duvulgar .. "
ResponderExcluir" O marketing não cuida só da parte promocional,mas de todo o processo de planejamento estratégico da
ResponderExcluirintrodução da marca,manutenção,produto,distribuição,preço,etc.O departamento tem que estar por dentro de tudo que esta acontecendo e saber se posicionar com sua identidade
tentando tirar vantagem competitiva atribuindo valores à imagem da marca,despertando o desejo no consumidor. A experiência do skatista se distingue dos demais,pois a obteve em eventos,conhecimento das pessoas envolvidas com skate e
marca,mas o fator decisivo na hora da compra é o vendedor,que deve estar treinado e atualizado para atender as necessidades do cliente,explicando sobre a marca e produto. O Sketista é fundamental para o crescimento da marca, sempre abertos para
sugestões e criticas construtivas, para fortalecer o nome da marca e do atleta. Ao meu ver Devemos conhecer muito mais o consumidor e procurar surpreende-lo no momento da venda
com informações sobre a marca,produtos,equipes,eventos. O Mercado do skate e seus consumidores em geral é bastante exigente, sempre a procura de produtos compatíveis com seu lifestyle, para fidelizar esse consumidor as marcas tratam o skatista de modo diferente dos consumidores em geral,desde canal de distribuição e produtos diferenciados que atendam as necessidades e desejos. "
Bruno Mangabeira Cordia Moraes
Universidade Castelo Branco
Marketing - 2°Período
Disciplina - Marketing Digital
Parabéns pelo Blog, está show de bola, ótimas matérias e um visual muito bom.
ResponderExcluirObrigado Marinho!
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