Quase vinte anos depois de o antigo
vale-tudo brasileiro ter se tornado o globalizado MMA (Mixed Martial Arts), o esporte encontra alto nível de
interesse em alguns países-chave da economia mundial: EUA, Brasil, Japão,
Canadá, Inglaterra, Austrália, Holanda e Alemanha. Isto se deve, sobretudo, ao
modo como o UFC (Ultimate
Fighting Championship) – a
principal franquia envolvida na organização de eventos – tem se dedicado a
organizar, sempre que possível, eventos em países “estrangeiros”, com cards
recheados de nomes locais.
Também é interessante observar a
maneira como o UFC se aproveitou do ambiente cultural da internet na última
década. É difícil imaginar um outro ramo do marketing esportivo que tenha
conseguido capitalizar de modo tão produtivo as externalidades das redes sociais,
utilizando-as ativamente para conquistar e fidelizar sua base de fãs. Desde os
lutadores, passando pelos treinadores, chegando ao topo da gerência de Dana
White, todos os níveis do “negócio” parecem estar ativamente determinados em
comentar e distribuir informações a respeito do mundo das lutas, criando uma
rede de posts capaz de fazer uma extensão do eventos em pay- per
-view.
Por exemplo, a existência do YouTube e
de outras redes sociais fornece um
importante ponto de referência para o esporte. Em torno dos vídeos disponíveis
nestas redes surgem poderosas correntes de comentários, dúvidas , especulações
são levantadas, e cria-se um ambiente proveitoso e animado. Além disso, as
cenas mais importantes são repetidas milhares de vezes, garantindo a exposição
renovada das marcas dos patrocinadores do esporte. Isto agrega um enorme valor
à marca UFC, o que se deve revelar no momento em que os contratos de parceria
são fechados.
Exisem ainda as jogadas de marketing
que o UFC teve de empregar para garantir sua existência ao longo da última
década. Duas das mais notáveis são as incursões nos ramos de games (com 9
títulos até o momento) e de reality shows (The Ultimate Fighter). Tal atitude
garante a exposição da marca com uma dinâmica bastante diferente daquela
tradicionalmente apresentada pela exibição de lutas ao vivo.
No entanto, o grande responsável pelo
grau de sucesso atingido pelo UFC é mesmo sua gestão estratégica de marketing.
Seu estilo de gerência está mais próximo daquilo que é feito nas empresas maduras
do que daquilo que estamos acostumados a ver em eventos esportivos “radicais”.
Nestes costuma ocorrer a promoção pontual de eventos com venda de ingressos e
de espaços publicitários subvalorizados devido à :
1) restrição da cobertura midiática à imprensa
especializada;
2) pouco aproveitamento das
externalidades;
3) pouca atenção à valorização da marca.
Já em uma empresa madura procura-se
tirar o máximo proveito do produto, buscando maximizar o mercado potencial e a
margem de lucro da melhor maneira possível.
No quesito gestão de negócios, são
particularmente interessantes as conseqüências da agressiva estratégia
empregada pelo UFC. Com ela, esta franquia conseguiu neutralizar toda a
concorrência que bloqueava sua expansão global, bem como assegurar o melhor
plantel de lutadores disponível atualmente, praticamente monopolizando os
grandes orçamentos publicitários destinados ao MMA.
ATLETAS QUE VALEM MUITO
Além do destaque aos eventos ao
marketing causa um efeito enorme sob suas grandes estrelas , os campeãos das
principais categorias se tornam verdadeiros idolos,e como toso grande idolos
agrega valor a tudo oque utiliza ou veste, logo muitas empresas buscam
utilizalos como ferramenta de marketing.
Um bom exemplo é o campeão dos pesos médios categoria até 84kg Anderson
Silva , devido a susas grandes lutas e enorme simpatia ele vale um bons milhões
no mercado publicitário. O atleta é agenciado pela 9ine (Empresa de Comunicação focada em marketing esportivo) a empresa do Ronaldo fenômeno além de ser
patrocinado por grandes marcas como, Phillips, Quaker, Nike,Burker King,
Renault,Corithians entre outras, sendo assim uma continuidade do esporte por
várias mídias indiretamente. É importante lembrar que Anderson Silva hoje luta
com a identidade do Corinthians
anderson silva é o cara .
ResponderExcluiré o Curinthians mano...
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