MARKETING ESPORTIVO E SEUS EFEITOS
O que tem haver marketing com
esportes?Algumas pessoas já se fizeram essa pergunta, e vamos respondê-la agora. O Marketing em si são estratégias de vendas, é o que faz sua marca ser visualizada ao consumidor através de idéias que trazem um posicionamento à marca. E aonde o esporte entra nisso? Todo atleta ou todo clube de fato é uma marca que precisa ser representada. Um admirador de Tênis raramente torcerá pelo Brasil, mais torcerá por Thomaz Belucci, que representa ele mesmo nas competições. O Marketing exatamente é o que trará admiradores do atleta ou clube, é o que fará essa marca ser conhecida através de estratégias de mídia, criação, entre outros atributos. Nos últimos tempos alguns esportes são exemplos de como o marketing pode trazer efeitos e crescimento bastante visível à todos, como o Skate, MMA e o Voleibol.
INVESTIMENTO NO VOLEI NACIONAL
Há
um tempo seria absurdo comparar a popularidade do futebol com a do vôlei, não
apenas pela paixão dos brasileiros pelo esporte em si, mas levando em conta o
investimento em um campeonato brasileiro de qualidade, e das empresas nas
equipes. Hoje não tão absurdo assim a comparação pelo alto investimento das
empresas com as equipes, trazendo atletas brasileiros que atuavam no exterior
para atuarem no Brasil vem aumentando a competitividade entre as equipes
fazendo com que o campeonato fique muito mais interessante, o que aumenta a
popularidade do esporte no país. O canal de TV fechada SPORTV transmite as
partidas da Superliga de vôlei ao vivo trazendo ex-jogadores como comentaristas
como Tande, Carlão, Shelda, entre outros especialistas do esporte como Marco
Freitas.
Chamada para a Superliga Feminina
No
vídeo acima se nota a presença de determinadas empresas no esporte como um todo
modificando as vezes até o nome do time para o nome da marca/empresa como:
Sollys Nestlé, Vivo Minas, RJX, Medley Campinas, Volei Amil, Unilever, Banana
Boat, entre outros. Geralmente as equipes de vôlei são localizadas em cidades
onde o futebol não tem grande espaço como Campinas, Florianópolis, Volta
Redonda, etc. Essas são cidades onde o esporte como um contexto não é visado,
não tem um investimento de peso, ou seja, não tem público. E com a chegada
dessas equipes o vôlei passa a ser a referência de esporte na cidade o que traz
um retorno bastante importante para essas empresas, trazendo a ela uma chance
de firmar seu posicionamento e aumentar sua popularidade no mercado nacional. Quanto
mais aquela equipe vai bem no campeonato mais ela será visada em jornais,
revistas, TV, entre tantos outros meios de mídia, trazendo para a marca
visibilidade, consequentemente também trará mais patrocinadores, e ai está a
chance da equipe formar uma infraestrutura para os jogadores, imprensa e etc.Eike Batista, homem mais rico de nosso país fundou o RJX( Time masculino de vôlei) para disputar a superliga. O Empresário investiu cerca de 13 milhões de reais na equipe, trouxe jogadores talentosos que atuavam na Europa e idealizou que a cidade do Rio de Janeiro tem seu time feminino de vôlei e não masculino por falta de estrutura e patrocínio, e não por falta de paixão, e ele trouxe o que faltava, uniu à paixão e conseguiu o mercado que visualizava.
Curiosidades : Antes um jogador de ponta recebia em torno de R$10.000,000 reais, hoje em dia esse valor vai para R$60.000,000.
Por Lucas Guilherme
Nenhum comentário:
Postar um comentário