quinta-feira, 8 de novembro de 2012


MARKETING ESPORTIVO E SEUS EFEITOS
O que tem haver marketing com esportes?

 Algumas pessoas já se fizeram essa pergunta, e vamos respondê-la agora. O Marketing em si são estratégias de vendas, é o que faz sua marca ser visualizada ao consumidor através de idéias que trazem um posicionamento à marca. E  aonde o esporte entra nisso? Todo atleta ou todo clube de fato é uma marca que precisa ser representada. Um admirador de Tênis raramente torcerá pelo Brasil, mais torcerá por Thomaz Belucci, que representa ele mesmo nas competições. O Marketing exatamente é o que trará admiradores do atleta ou clube, é o que fará essa marca ser conhecida através de estratégias de mídia, criação, entre outros atributos. Nos últimos tempos alguns esportes são exemplos de como o marketing pode trazer efeitos e crescimento bastante visível à todos, como o Skate, MMA e o Voleibol.

 
INVESTIMENTO NO VOLEI NACIONAL
Há um tempo seria absurdo comparar a popularidade do futebol com a do vôlei, não apenas pela paixão dos brasileiros pelo esporte em si, mas levando em conta o investimento em um campeonato brasileiro de qualidade, e das empresas nas equipes. Hoje não tão absurdo assim a comparação pelo alto investimento das empresas com as equipes, trazendo atletas brasileiros que atuavam no exterior para atuarem no Brasil vem aumentando a competitividade entre as equipes fazendo com que o campeonato fique muito mais interessante, o que aumenta a popularidade do esporte no país. O canal de TV fechada SPORTV transmite as partidas da Superliga de vôlei ao vivo trazendo ex-jogadores como comentaristas como Tande, Carlão, Shelda, entre outros especialistas do esporte como Marco Freitas.

 Chamada para a Superliga Feminina
No vídeo acima se nota a presença de determinadas empresas no esporte como um todo modificando as vezes até o nome do time para o nome da marca/empresa como: Sollys Nestlé, Vivo Minas, RJX, Medley Campinas, Volei Amil, Unilever, Banana Boat, entre outros. Geralmente as equipes de vôlei são localizadas em cidades onde o futebol não tem grande espaço como Campinas, Florianópolis, Volta Redonda, etc. Essas são cidades onde o esporte como um contexto não é visado, não tem um investimento de peso, ou seja, não tem público. E com a chegada dessas equipes o vôlei passa a ser a referência de esporte na cidade o que traz um retorno bastante importante para essas empresas, trazendo a ela uma chance de firmar seu posicionamento e aumentar sua popularidade no mercado nacional. Quanto mais aquela equipe vai bem no campeonato mais ela será visada em jornais, revistas, TV, entre tantos outros meios de mídia, trazendo para a marca visibilidade, consequentemente também trará mais patrocinadores, e ai está a chance da equipe formar uma infraestrutura para os jogadores, imprensa e etc.

Eike Batista, homem mais rico de nosso país fundou o RJX( Time masculino de vôlei) para disputar a superliga. O Empresário investiu cerca de 13 milhões de reais na equipe, trouxe jogadores talentosos que atuavam na Europa e idealizou que a cidade do Rio de Janeiro tem seu time feminino de vôlei e não masculino por falta de estrutura e patrocínio, e não por falta de paixão, e ele trouxe o que faltava, uniu à paixão e conseguiu  o mercado que visualizava.
               Curiosidades : Antes um jogador de ponta recebia em torno de R$10.000,000  reais, hoje em dia esse valor vai para R$60.000,000.
 
 
Por Lucas Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário